Como você está divulgando seu negócio de consultoria? Uma pesquisa recente descobriu que cerca de um terço dos consultores tem dificuldades com o marketing, e mais da metade diz que depende de indicações para conseguir clientes.
No entanto, é importante destacar que os consultores que estão ativamente se promovendo são os que mais obtêm sucesso.
O marketing para uma empresa de consultoria pode parecer assustador, mas existem algumas técnicas comprovadas que você pode usar para criar uma estratégia abrangente e construir sua base de clientes.
Por onde começar?
Sem dúvida, a internet oferece a melhor forma de promover serviços de consultoria. Independentemente do tipo de consultoria em que você atua, a web tem o que você precisa, por exemplo:
Publicidade Pay-Per-Click (PPC) para divulgar seu negócio de consultoria
O Google oferece esse serviço por meio de seus motores de busca. Aqui, você só paga quando alguém clica em seu anúncio e acessa seu site.
Os preços podem variar muito, conforme a palavra-chave para a qual você deseja que seu anúncio seja exibido.
Crie um blog
Um blog é uma ótima maneira de colocar seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa. Mas é fundamental criar conteúdo relevante para que seu negócio possa ser facilmente encontrado por outras pessoas.
Certamente, manter seu nome exposto em vários canais digitais atrairá mais clientes em potencial. Quando as pessoas pesquisarem no Google por “consultores empresariais”, por exemplo, podem surgir os artigos do seu blog.
Assim o cliente descobre por si mesmo que você é qualificado para o serviço. Comunicar bem a sua mensagem é uma habilidade que você deve aprimorar constantemente.
Uma boa estratégia de conteúdo colocará seu nome e experiência diante de um fluxo constante de clientes em potencial altamente qualificados.
Aproveite as redes sociais
O conteúdo que você cria em seu blog também é útil para compartilhar nas suas redes sociais. Você já sabe que a presença no Facebook, Instagram, YouTube e outras redes é importante para qualquer tipo de negócio ganhar mais visibilidade.
Mas como você vai tirar o máximo proveito das plataformas de mídia social? Embora comprar anúncios no Facebook ou Instagram possa ser uma boa ideia, se dedique também a conquistar um tráfego orgânico.
Se você tiver tempo, participe de grupos relacionados ao seu negócio de consultoria e ajude a esclarecer as dúvidas das pessoas. Dessa forma, você não apenas alcançará seu público-alvo, mas também se tornará uma fonte confiável em seu setor.
Aumente sua lista de e-mail
Saiba que é vital construir uma lista de e-mail para manter uma conexão confiável com seu público. Então, envie a seus novos assinantes um e-mail de boas-vindas ou uma série automatizada para fortalecer sua conexão e estabelecer um relacionamento.
Aliás, se você já está produzindo postagens de blog e conteúdo de mídia social, pode incorporá-los em um boletim informativo regular.
O marketing por e-mail trabalha lado a lado com a sua presença nas redes sociais. Portanto, ao integrar os dois, você conseguirá atrair mais clientes para o seu negócio de consultoria.
Veja também: Como criar um plano de ação eficiente?