Frequentemente, as palavras “plano” e “estratégia” são usadas de forma intercambiável. No entanto, existem fortes diferenças entre ambos os conceitos. Portanto, é importante para uma empresa entender a diferença entre ter um plano de ação um planejamento estratégico.
Embora cada um tenha pontos fortes e propósitos, eles não são necessariamente iguais, sendo que diferentes tipos de indústrias, clientes e projetos exigem um método ou outro.
O que é um plano de ação?
Um plano de ação é um projeto para alcançar um propósito definido. Ele deve ser concreto por natureza e não permite desvios. Se o “Plano A” não funcionar, não vai resolver fazer alterações e tentar novamente. Em vez disso, o melhor é mudar para o “Plano B”, algo totalmente diferente.
Um plano de ação fornece uma estrutura coerente, ideal para construir uma direção segura para seguir e assim alcançar a meta final. Um plano elimina a falsa confiança e aumenta a estabilidade.
Além disso, oferece mais transparência e não deixa espaço para suposições. Alguns tipos de planos incluem: financeiro, tático, operacional e de contingência.
O que é um planejamento estratégico?
Um plano estratégico, por outro lado, é um projeto ou ideia usada para atingir um objetivo específico. Além disso, o plano é muito flexível e aberto para adaptações e mudanças quando necessário.
Uma estratégia envolve perguntas e respostas eficazes, assim permite um fluxo natural de pensamento e um impulso contínuo até que os propósitos sejam alcançados.
Diferença entre plano de ação e planejamento estratégico
Um plano estratégico é o roteiro para o sucesso de uma empresa, conectando a tomada de decisões com uma visão compartilhada. Conforme for elaborado, afeta todos os departamentos da organização.
Mas projetar um roteiro para o futuro é apenas uma parte do processo. É como ligar um carro com um tanque de gasolina vazio, é necessário um plano de ação para escolher a melhor rota e chegar ao seu destino.
Um forte plano descreve sua visão para o futuro e ajuda a priorizar metas, bem como tomar decisões sobre recursos, envolver partes interessadas e manter uma visão compartilhada.
Componentes de um planejamento estratégico incluem:
– Objetivos abrangentes que especificam claramente as metas que a empresa está tentando alcançar em um curto ou longo período de tempo.
– Indicadores-chave de desempenho, que são acionáveis e quantificáveis para poder medir com precisão o progresso em direção às metas.
– Principais iniciativas e projetos a serem implementados que ajudarão a empresa a avançar em seus propósitos e atingir metas determinadas.
Depois da criação do plano estratégico, a próxima etapa é o plano de ação. Um plano de ação coloca sua estratégia na cabeça, no coração e nas mãos das pessoas que farão uma diferença real e mensurável ao implementar seu plano estratégico.
Um plano de ação inclui:
– As atividades do dia a dia da empresa ao longo de um período de tempo especificado.
– Alocação de recursos que irão impulsionar o plano estratégico.
– Estrutura de relatório de progresso e cronograma.
Exemplo de plano e estratégia
Uma equipe de negócios pode ter um plano de ação para lançar um novo produto. Isso consiste em pesquisa, desenvolvimento do design, fabricação, lançamento e marketing, sendo que tudo deve ocorrer dentro dos prazos designados e dentro do orçamento.
Por outro lado, uma equipe de negócios com um planejamento estratégico aproveitará as lições aprendidas no passado. Assim poderá determinar o que pode ser feito de maneira diferente no desenvolvimento do produto. Por exemplo, uma possibilidade é usar diferentes estratégias de marketing.
Importância do plano estratégico e do plano de ação
Quando se trata de desenvolver um planejamento estratégico e atingir as metas organizacionais, 90% das organizações não conseguem executar suas estratégias.
Com um número tão alto, a importância de ter um plano de ação além de sua estratégia é a chave para o sucesso. Lembrando que um não pode acontecer sem o outro.
O plano de ação leva o plano estratégico e o torna operacional, ou seja, ele dá vida à estratégia. O objetivo do plano de ação é fornecer à equipe de trabalho responsabilidades, tarefas e recursos para tornar a estratégia eficaz. Ter os dois planos em vigor ajuda a empresa a transformar sua estratégia em uma ação mensurável.