O sucesso de qualquer empresa, grande ou pequena, depende em grande parte de sua capacidade de desenvolver e executar um planejamento estratégico eficaz. Essa ferramenta ajuda os empresários a se concentrarem em metas específicas para a tomada de decisões.
Um plano estratégico é uma ferramenta usada para definir onde sua organização quer chegar e quais ações serão tomadas para atingir esses objetivos.
Normalmente, ele incluirá a visão e a missão do seu negócio, suas metas de longo prazo (bem como suas metas anuais de curto prazo) e um plano de ação das etapas que você seguirá para avançar na direção certa.
A seguir, saiba como criar um planejamento estratégico.
Analise a situação atual da sua empresa
O primeiro passo para criar um planejamento estratégico é analisar a situação atual da sua empresa. Avalie o desempenho passado, o mercado, a concorrência e os recursos disponíveis, como orçamento, equipe e tecnologia.
Comece respondendo a perguntas como: Qual é o estado atual do negócio? Qual foi o desempenho da empresa no último ano? Como está o mercado e quem são seus concorrentes? Quais são os recursos disponíveis em termos de orçamento, pessoal e tecnologia?
Identifique oportunidades
Depois de analisar a situação atual, é hora de identificar as oportunidades. Para isso, você precisa identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa e como pode se destacar no mercado. Procure oportunidades como novos segmentos de clientes ou canais de vendas.
Faça a si mesmo perguntas como: Quais são os pontos fortes da minha empresa? Quais são os pontos fracos da minha empresa? Como posso me destacar no mercado? Existem novas oportunidades no mercado que minha empresa poderia aproveitar?
Veja também: 4 aspectos a considerar no planejamento estratégico
Estabeleça metas e estratégias
Depois de identificar as oportunidades, é hora de traçar metas e estratégias para alcançá-las. Defina metas específicas e mensuráveis e desenvolva estratégias para atingi-las. Certifique-se de que suas metas e estratégias sejam realistas e alcançáveis para o seu negócio ou projeto.
Faça a si mesmo perguntas como: Quais objetivos específicos eu quero alcançar? Como posso alcançá-los? Quais são as estratégias que melhor se adéquam à minha empresa e aos recursos disponíveis?
Plano de ação
Desenvolva um plano de ação e estabeleça um cronograma de ações. Em seguida, atribua responsabilidades aos membros da equipe. Certifique-se de que seu plano seja detalhado o suficiente para que você possa medir o progresso e avaliar o sucesso.
Faça a si mesmo perguntas como: Que ações específicas preciso realizar para atingir meus objetivos? Qual é o cronograma dessas ações? Quem é responsável por cada tarefa?
Implementação e monitoramento
É hora de implementar o plano e monitorar seu progresso. Certifique-se de implementar as ações planejadas e monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários. Realize análises periódicas para avaliar o desempenho e fazer melhorias adicionais.
Faça a si mesmo perguntas como: Estou implementando as ações planejadas? Como posso medir meu progresso? Preciso fazer ajustes no meu plano? Como posso fazer melhorias adicionais?
Planejamento estratégico vs. plano de negócios
Você deve criar um plano de negócios quando estiver iniciando um negócio ou alterando significativamente seu planejamento estratégico. Um plano de negócios pode ajudá-lo a documentar sua estratégia quando você está começando, para que todos em sua equipe sejam informados sobre suas principais metas e prioridades de negócios.
Essa ferramenta pode ajudá-lo a documentar e compartilhar seu planejamento estratégico com investidores e outros interessados à medida que você coloca seus negócios em funcionamento.
Se sua empresa já estiver estabelecida, considere iniciar seu planejamento estratégico em vez de um plano de negócios. Durante o processo, você desenvolverá muitos dos elementos fundamentais de negócios que desenvolveu no início para definir sua estratégia para os próximos três a cinco anos.
Saiba mais: Como usar a análise SWOT no planejamento estratégico
Planejamento estratégico vs. objetivos de negócios
Os objetivos da empresa são objetivos gerais. Você deve defini-los anualmente ou trimestralmente (se sua organização estiver se movendo rapidamente). Essas metas dão à sua equipe uma ideia clara do que você pretende alcançar em um determinado período de tempo.
Pense desta forma: os objetivos da sua empresa apontam na direção de sua estratégia geral, mas seu plano estratégico deve ser mais amplo do que os objetivos da empresa porque abrange vários anos.
Benefícios do planejamento estratégico
O planejamento estratégico pode ajudá-lo a criar metas claras para explicar como sua empresa se moverá em direção a sua missão e visão nos próximos três a cinco anos.
Se você pensar na jornada da sua empresa como uma linha em um mapa, o planejamento estratégico pode ajudá-lo a quantificar melhor como você chegará do ponto A (onde você está agora) ao ponto B (onde você quer estar daqui a alguns anos).
Ao criar e compartilhar um plano estratégico claro com sua equipe, você pode fazer o seguinte:
– Alinhar todos em torno de um propósito compartilhado.
– Definir metas proativamente que os ajudem a chegar aonde deseja.
– Definir metas de longo prazo e, em seguida, definir metas de curto prazo para apoiá-los.
– Avalie sua situação atual e quaisquer oportunidades ou ameaças.