O home office oferece muitas vantagens, incluindo a flexibilidade de definir seu próprio horário e economizar tempo e dinheiro ao eliminar o deslocamento diário. Além disso, permite que você inicie seu negócio de consultoria com despesas mínimas.
Mas ser bem-sucedido em home office requer a criação de um espaço que promova a eficiência em um ambiente de trabalho não tradicional.
Para começar, é importante definir uma área de trabalho profissional que separe sua empresa de sua vida pessoal, seja você um consultor autônomo ou a serviço de uma empresa.
O ambiente ideal
Sem dúvida, seu escritório ideal deve estar em uma área tranquila da casa que lhe permita alguma privacidade. Isso é ainda mais importante se você divide a casa com o cônjuge, familiares, filhos ou amigos.
Você pode descobrir que um quarto vago nos fundos da casa pode ter menos ruído do que outros cômodos, ainda mais se você falar ao telefone com frequência. Pode fazer sentido escolher um cômodo próximo à entrada principal da casa se você deseja receber clientes em seu escritório doméstico.
Configure seu escritório em casa para que tenha muita luz. Você fará o seu melhor trabalho se parte disso incluir luz natural. Por exemplo, a luz quente promove o relaxamento. Já a luz fria, como a luz do dia, melhora a produtividade e o estado de alerta. Além disso, a exposição à luz do dia também pode afetar seu bem-estar físico e mental.
Se você ainda não decidiu se pretende realizar seu trabalho de consultoria em home office, considere alguns dos prós e contras.
Vantagens de trabalhar em casa com consultoria
– Definir seu próprio horário e trabalhar de praticamente qualquer lugar do mundo.
– Acrescentar um tempo valioso ao seu dia, bem como eliminar a necessidade de enfrentar trânsito no deslocamento para o escritório. Livrar-se desse estresse pode ser muito benéfico para sua saúde mental.
– Com mais tempo no seu dia, você pode dedicar-se àquele hobby para o qual não tinha tempo antes ou passar mais momentos de lazer com a família e os amigos
– Tende a levar a economia de dinheiro em roupas, almoços e cafés.
– Preparar suas próprias refeições todos os dias, significa que você pode manter uma alimentação mais saudável.
– Sem usar transporte público e ter gastos com a gasolina você fará uma grande economia mensal.
– Mais conforto: diga adeus ao traje formal, usar terno e gravata não será mais necessário em seu ambiente de trabalho doméstico. Você poderá usar roupas e sapatos menos formais e mais confortáveis para cumprir sua jornada de trabalho em home office.
– É possível configurar o seu próprio ambiente de trabalho que o faça sentir bem (por exemplo, rodear-se de plantas, flores, fotos de família, etc.)
– Manter o equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal. Não há mais necessidade de passar o dia todo fora de casa. Ficar mais tempo em casa pode resultar em mais descanso o que leva a um sono melhor.
– Favorece a prática de exercícios físicos.
Desvantagens do home office
– Trabalhar sozinho pode parecer solitário às vezes. Passar longas horas na companhia apenas do seu computador, sem interações pessoais pode se tornar bastante desafiador.
– Deixar de pensar em equipe pode lhe incomodar. As ideias parecem fluir muito mais rápido quando os funcionários estão pensando nas coisas juntos.
– O Zoom e o Skype são ótimos e conectam você com outras pessoas, mas podem não ser tão produtivos e eficazes quanto debater ideias pessoalmente.
– Muitas vezes, trabalhar em casa carece da energia que existe quando se trabalha com outros colegas.
– Manter certa disciplina enquanto se trabalha em home office pode ser difícil para muitas pessoas.
– Trabalhar em casa exige que você analise seu desempenho e produtividade.
– Para alguns, a procrastinação se torna um problema ao trabalhar sozinho e sem monitoramento. Como o trabalho fica a seu critério, você pode fazer pausas frequentes ou adiar as coisas. O grau de procrastinação é algo que pode sair do controle.
– As distrações e a falta de um bom ambiente de trabalho podem se tornar um problema. Nem todos os profissionais têm condições de criar um ambiente de trabalho adequado para suas atividades de consultoria. Barulhos, animais domésticos, crianças interrompendo você enquanto está tentando se concentrar, etc., podem afetar drasticamente seu trabalho.
Veja também: Principais qualidades do consultor autônomo