Para atrair clientes online, uma boa dica é criar um produto digital sobre algum assunto relacionado ao serviço que você presta de consultoria empresarial. Então, criar um e-book para download, por exemplo, pode ser uma boa ideia.

Saiba que levar um programa de consultoria offline para o formato online é fácil, principalmente para consultores que estão tentando criar uma lista de leads.

Afinal, você precisa reunir o máximo de potenciais clientes possível para tornar seus serviços mais conhecidos.

Assim, oferecer um e-book gratuitamente como um imã de lead pode ser o impulso que faltava para atrair seu público-alvo. A seguir, vamos mostrar porque essa iniciativa tem forte potencial de aumentar sua base de clientes.

1 – Saiba quem é seu cliente-alvo

Provavelmente você tem algumas suposições sobre as características do seu cliente ideal. Talvez tenha até criado uma persona, de acordo com a área de consultoria que você trabalha. Então, reserve um tempo para revisitar esse perfil e aprimorar os detalhes.

Pesquise para saber quais são seus principais problemas, nível de habilidade e o que eles procuram em um consultor. Lembre-se que seu negócio é voltado para um público específico e não para qualquer pessoa.

Portanto, tente identificar qual segmento do seu nicho de mercado é o mais adequado para sua proposta de consultoria. Por exemplo, um consultor financeiro pode estar interessado em oferecer seus serviços para pequenas empresas. Assim sendo, microempresários são seus clientes–alvo.

2 – Defina o resultado que o cliente alcançará com o seu trabalho de consultoria empresarial

Seu objetivo deve ser definir claramente a transformação que seu cliente alcançará por meio do seu e-book. Essa questão está diretamente ligada ao seu trabalho de consultor. Um dos maiores erros que os consultores cometem neste momento é tentar colocar tudo o que sabem no e-book.

Na verdade, a ideia é criar um e-book para atrair clientes. Dessa forma, o melhor a fazer é dar a eles apenas uma amostra do seu conhecimento e trabalho na área de consultoria empresarial para incentivá-los a contratá-lo mais tarde.

Mas, lembre-se de que seus clientes estão menos interessados ​​no conteúdo que você tem para compartilhar e mais interessados ​​no resultado final que alcançarão.

Se você normalmente cobre muita coisa em seus serviços de consultoria individual e não tem certeza de como restringir seu foco, considere selecionar apenas um elemento-chave da sua consultoria.

3 – Mapeie os estágios entre os pontos A – B

Aqui você está construindo um esboço do seu e-book. Por quais etapas ou marcos principais seus clientes devem passar para ir do ponto A ao ponto B?

O que seus clientes precisam aprender ou fazer para conquistarem seus objetivos. Tenha em mente que mais conteúdo não significa necessariamente mais valor.

Quanto mais rápido você puder orientar seus clientes até o resultado desejado, melhor. Inclua apenas elementos que sejam absolutamente essenciais para a jornada.

Com um esboço do seu e-book em mãos, é hora de preencher as lacunas e criar seu conteúdo para agregar mais valor aos seus serviços de consultoria.

Por exemplo, na consultoria empresarial, você pode abordar o seguinte tema “oportunidades e ameaças externas”. Fale sobre coisas que podem estar acontecendo no setor de mercado de uma empresa.

A partir disso, dê sugestões sobre como aproveitar as oportunidades e se proteger contra ameaças. Os exemplos incluem concorrentes, preços de matérias-primas e tendências de compra do cliente.

4 – Apresente-se como um especialista em consultoria empresarial

Por outro lado, talvez você seja especialista em diagnóstico financeiro, então uma boa ideia é criar um e-book destacando caminhos e hipóteses a serem exploradas para localizar as causas do problema.

Essas pistas orientam as investigações, sendo que a análise deve ser realizada continuamente. O ponto final do diagnóstico são as recomendações que têm como objetivo fornecer respostas ou até mesmo soluções para a questão inicial.

Por fim, é interessante mostrar como seu cliente potencial pode passar de uma situação atual negativa para um estado futuro promissor. Portanto, um e-book pode ajudá-lo a se estabelecer como um especialista em sua área de consultoria.

Conclusão

Por fim, conheça o perfil do seu cliente para elaborar um produto digital que vá de encontro com os interesses dele. Não se esqueça de investir na divulgação de seus serviços de consultor empresarial estabelecendo uma estratégia de marketing digital que inclua as redes sociais, e-mail marketing, vídeos e outras táticas para atrair mais clientes.

Veja também: O poder do networking na consultoria

 

 

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