De acordo com pesquisas, a maioria dos funcionários de uma empresa não entende a estratégia de negócios da sua organização porque elas não são executadas com sucesso. Assim sendo, com tantas empresas enfrentando esses problemas, se faz necessário criar um mapa estratégico.
Neste artigo vamos mostrar como você pode usar um modelo de mapeamento para formular e executar a sua estratégia de negócios e assim transformar a missão e a visão de sua empresa em objetivos viáveis.
Princípios do mapa estratégico
Antes de mais nada, é importante explicar que um mapa estratégico é um diagrama usado para documentar os objetivos principais de uma equipe. Ele deve ser criado para orientar todos os integrantes da sua empresa, até mesmo equipes menores cujas estratégias podem ser diferentes.
Um bom mapeamento de estratégia deve conter todas as informações necessárias em uma página e demonstrar relações de causa e efeito entre as perspectivas da empresa e do cliente.
No entanto, antes de construir um mapa para sua empresa, você deve entender os princípios básicos do mapeamento estratégico, descritos abaixo.
Equilibre forças contraditórias
Primeiramente, como seu mapa estratégico leva em consideração o que sua empresa deseja e o que os clientes desejam, sua estratégia deve equilibrar os desejos e necessidades do consumidor com os interesses do seu negócio.
Diferencie uma proposta de valor para o cliente
Sem dúvida, uma boa estratégia não diz respeito apenas ao desempenho dos negócios, mas também a fornecer aos clientes o que eles precisam. Então, ao desenvolver a estratégia de sua empresa, você deve definir o que torna a oferta de sua organização diferente do que outras empresas oferecem.
Crie valor com processos internos de negócios
Ao criar um mapa estratégico, mantenha seus processos internos de negócios em mente. Além disso, pense em como eles o separam de outras organizações. Sua equipe está estruturada para realizar o trabalho para os clientes com mais eficiência?
Você desenvolveu uma nova maneira de fabricar um produto? Você usa os dados de forma interessante? Faça com que suas vantagens sejam parte integrante de sua estratégia.
Pense em temas simultâneos e complementares
Ao considerar as forças internas e externas da sua empresa, é importante certificar-se de que as diferentes fases funcionem em conjunto. Portanto, seu mapa estratégico deve sincronizar diferentes aspectos de seu negócio, tanto externos quanto internos.
Faça um mapa estratégico de cima para baixo
Ao contrário de muitos mapas de processo, um mapa estratégico deve ser projetado de cima para baixo, onde você deseja estar, em vez de onde está. Não pense em começar com uma ideia para um novo produto ou serviço, comece com uma meta financeira e, a partir daí, trabalhe de volta à ideia.
A seguir estão as quatro perspectivas que você deve considerar de cima para baixo ao desenvolver um mapa estratégico para sua empresa.
1 – Perspectiva financeira
A construção de um mapa estratégico coloca a perspectiva financeira da sua organização em primeiro plano. Para empresas maiores, essa poderia ser uma meta para aumentar o valor para o acionista.
Para empresas menores, pode ser algo tão simples quanto adquirir certo número de novos clientes. Ao definir sua meta financeira final, você pode trabalhar para construir sua estratégia com esse foco em mente.
2 – Perspectiva do cliente
Para cumprir essa meta financeira, você precisará de uma proposta de valor para o cliente, mostrando que seu serviço o diferencia da concorrência. Ao se concentrar nas necessidades do cliente, você pode inserir esses valores nos estágios iniciais do mapa estratégico.
3 – Perspectiva interna
Agora que você tem a proposta de valor e sabe o que fornecerá ao seu cliente para atingir sua meta financeira, tem a informação necessária para construir uma perspectiva interna. Então, que tipo de trabalho precisa ser feito e quantos membros da equipe é preciso?
4 – Perspectiva de aprendizagem e crescimento
Por fim, ao descobrir todas essas etapas, você aprende mais sobre sua empresa. Em vez de contratar um monte de gente e depois encontrar coisas para eles fazerem, você pode descobrir o que precisa ser feito e expandir sua empresa de acordo com a estratégia em vigor.
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