O planejamento anual pode ser definido como um roteiro de negócios para sua empresa de consultoria. Também pode ser visto como um plano financeiro para o ano.
Esse documento é composto por uma série de marcos que ajudam a levar adiante os objetivos e metas da empresa por meio de diversas tarefas que levam a uma visão mais ampla de onde o negócio pretende chegar até o fim do ano.
As empresas devem realizar um planejamento anual para revisar o desempenho do ano anterior, bem como fazer diagnósticos e estabelecer metas para realizações específicas.
Essas sessões ajudarão a analisar as expectativas e os resultados do ano que passou para criar um plano que dê a todos na empresa uma noção de para onde estão indo e onde querem estar nos próximos meses.
Planejamento anual é o mesmo que planejamento estratégico?
É comum ter essa dúvida, mas é importante entender que há diferenças entre planejamento anual e planejamento estratégico. O planejamento estratégico trata do estabelecimento de metas para sustentar a visão da empresa.
Trata-se de criar uma estratégia em que o produto final seja um plano de longo prazo que inclua a identificação de metas, bem como o mapeamento de como exatamente essas metas serão atingidas.
O processo de planejamento estratégico envolve a escolha de uma metodologia, avaliação de recursos e recebimento de feedback de partes interessadas externas e internas.
Um plano estratégico também pode ser implementado ao longo dos anos, e não necessariamente em um ano comercial. Simplificando, o plano estratégico identificará a estrutura ideal para que uma empresa avance em sua missão.
O plano anual pode incluir metas diretamente relacionadas ao plano estratégico, mas está amplamente ligada ao processo de aprovação orçamentária para o próximo ano em exercício e, como tal, o planejamento anual geralmente é conduzido pela diretoria da empresa.
Veja também: Diferenças entre plano de ação e planejamento estratégico
Por que esse plano é importante?
Um plano anual bem formulado é uma oportunidade de definir a direção geral da sua empresa. Também pode ajudar a capacitar a equipe, fornecendo um senso de direção. Vejamos os benefícios mais relevantes do planejamento anual:
– O planejamento anual gera eficiência porque gira em torno do desempenho.
– Ele ajuda a definir quais são as prioridades para alcançar ao longo do ano.
– Ele oferece informações claras aos funcionários e ajuda a manter a força de trabalho unida.
– Os funcionários ganham um senso de direção em seus departamentos e funções.
Um planejamento anual pode reunir toda uma empresa em torno de metas. Também pode fornecer uma conexão mais forte com o plano estratégico da empresa.
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O que está incluído em um planejamento anual?
Geralmente, um plano anual conterá os seguintes elementos:
Metas: é importante revisar suas metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes, Limitadas no Tempo). De acordo com essa análise, é possível concentrar esforços para garantir que os recursos sejam usados da forma mais produtiva possível. Lembrando que seu plano anual deve estar totalmente integrado com as metas estratégicas do seu negócio.
Orçamento: os elementos financeiros são fundamentais para o planejamento anual, por isso é importante levar em consideração as projeções para os próximos 12 meses. Essas projeções o ajudarão a planejar recursos, fluxo de caixa e decidir o melhor curso de ação e cronograma para seus projetos.
Expectativas e responsabilidades: as metas devem ser especificadas de forma clara. Portanto, é preciso determinar quais equipes, pessoas ou setores serão responsáveis pelo cumprimento das tarefas. Além disso, é fundamental esclarecer para os colaboradores quais são as expectativas para manter as equipes motivadas no caminho certo. Dessa forma, os funcionários poderão saber quem está no comando do quê.
Linhas do tempo: ao medir o desempenho, é importante entender o sucesso da sua empresa em termos de cumprimento de metas dentro dos prazos. Então, a dica é dividir suas metas em tarefas e estabelecer prazos.
Planos de contingência: um plano anual bem formulado também considerará emergências. Portanto, é sempre uma boa ideia pensar em cenários alternativos, como o que aconteceria se de repente seu fluxo de caixa fosse comprometido.
Valores e missão: é fundamental manter em mente a visão futura aspiracional de sua empresa ao trabalhar em seu planejamento anual.
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