Você já pensou em ser consultor? Mas, o que significa ser um consultor e quais tipos de consultoria estão em alta? Saiba que o consultor é alguém “dedicado em dar conselhos especializados a pessoas que trabalham em uma área específica”.
Para ser um consultor não é necessário ter algum tipo de especialização, basta ter amplo conhecimento do setor que pretende atuar. Certamente, existem muitas pessoas e empresas que desejam se beneficiar da sua experiência.
Se você pode ajudar a resolver problemas específicos para atingir metas e objetivos, parabéns, você pode ser um consultor! A seguir, confira alguns tipos de consultoria para decidir qual área mais lhe agrada.
Consultoria de negócios
Consultoria de negócios é um termo amplo que abrange muitos tipos de consultoria. Mas, em suma, os consultores de negócios analisam as práticas de uma empresa e recomendam melhorias.
Uma empresa contrata um consultor quando precisa de alguém que olhe para o negócio de forma objetiva para identificar problemas e fornecer soluções.
Os consultores de negócios fazem perguntas como:
– Quais são os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (SWOT) do negócio?
– É possível realocar recursos para produzir melhores retornos?
– Neste momento, o negócio deve se concentrar em adquirir mais clientes, aumentar o valor médio do pedido ou reter clientes para compras repetidas?
Portanto, se você conseguir resolver de maneira consistente um problema específico que a empresa em questão enfrenta, poderá obter bons resultados na sua prestação de serviço, o que pode ajudar a impulsionar sua carreira como consultor de negócios.
Consultoria de marketing
De fato, todas as empresas precisam atrair, converter e reter novos clientes. Mas para isso, elas devem construir e executar estratégias de marketing complexas como, por exemplo:
– Publicidade pay-per-click (PPC)
– Marketing de conteúdo
– Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
– Publicidade impressa, anúncios na TV e no rádio
A escolha dos canais de comunicação certos pode ser um desafio para os empresários. Além disso, o mundo do marketing está em constante mudança, bem como a tecnologia que os alimenta.
É por isso que muitas empresas contratam consultores de marketing para ajudá-las a planejar, melhorar, evoluir ou até mesmo executar suas campanhas publicitárias.
O marketing digital é uma das poucas áreas em que diplomas e certificações não significam literalmente nada, já que tudo gira em torno de resultados. Portanto, tornou-se uma atividade comercial comum para pessoas de todas as idades que buscam uma nova carreira.
Consultoria financeira
Todo mundo tem que tomar decisões financeiras. As empresas e indivíduos precisam gerenciar suas despesas diárias, impostos, seguros e investimentos.
Para as pessoas, situações que mudam a vida, como casamento, mudança de carreira ou nascimento de um filho, podem apresentar vários desafios financeiros.
Para as empresas, o gerenciamento de finanças para coisas como desenvolvimento de produtos, contratação de novos funcionários e programas de benefícios pode ser algo complicado. Portanto, muitos negócios contratam consultores financeiros para obter ajuda.
Os consultores financeiros geralmente trabalham em estreita colaboração com outros consultores profissionais, como contadores, corretores de seguros e advogados. Por esse motivo, eles devem ser organizados, conectados em rede e ter boas habilidades de comunicação.
Consultoria de estratégia
A consultoria em estratégia de negócios consiste em tomar decisões que impulsionem uma empresa. Assim são feitas as escolhas que afetam todos os aspectos do negócio.
Um consultor estratégico procura saber entre outras coisas, qual é a visão e trajetória de longo prazo da empresa, bem como a possibilidade de alocar recursos para entrar em um novo mercado.
Isso requer uma análise de dados profunda e compreensão do mercado. Essas são decisões importantes para uma grande empresa, e fazer a “devida diligência” nas possíveis direções e resultados é um processo intensivo.
É por isso que os líderes empresariais costumam trazer consultores de estratégia especializados em um determinado setor ou tipo de decisão empresarial. Assim, eles serão capazes de examinar todas as possibilidades e probabilidades para fornecer um planejamento estratégico completo para o empresário usar em sua tomada de decisão.
Conclusão
Por fim, estes foram alguns tipos de consultoria que estão em alta. É importante manter-se informado sobre novas tendências e assim aperfeiçoar seus conhecimentos para que tenha sucesso na área de consultoria que você escolheu trabalhar.
Veja também: Negócio de consultoria: como encontrar o caminho certo?