Se você está selecionando os melhores métodos para usar na formulação do planejamento estratégico da sua empresa, considere também as 5 forças de Porter. Esse método descreve as forças que afetam a dinâmica do mercado em uma determinada indústria. 

Você pode utilizá-la, entre outras metodologias, para fazer um planejamento estratégico para o crescimento do seu negócio. Trata-se de uma ferramenta para análise externa orientada para o mercado, mas também pode ser uma ferramenta para análise competitiva.

De acordo com as 5 forças de Porter, os elementos a seguir têm impacto na dinâmica do mercado em um determinado setor:

1 – Rivalidade entre concorrentes

Na maioria das vezes, o fator decisivo para o posicionamento de uma empresa em um setor de mercado é a rivalidade entre os concorrentes. 

A intensa competitividade é determinada em parte pelo número de empresas no mercado e pela qualidade de suas atividades. Sendo assim, conhecer seus concorrentes existentes é fundamental para comercializar com sucesso seus produtos ou serviços.

2 – Ameaça de novas empresas

A chegada de novas empresas no mercado depende principalmente das barreiras de entrada que devem ser transpostas e também difere muito entre as diferentes indústrias. 

Altas barreiras à entrada implicam custos ou dificuldades para um novo player se estabelecer e podem ser decorrentes, por exemplo, dos benefícios da produção em larga escala ou das patentes existentes. 

3 – Ameaça da entrada de novos produtos

Um novo produto que substitua o existente e satisfaça as necessidades dos clientes compensa na medida em que fornece o mesmo valor para o cliente e está disponível em um grau similar. Os produtos fáceis de substituir exercerão pressão sobre os preços e, portanto, serão mais difíceis de produzir de forma lucrativa.

4 – Poder de negociação dos fornecedores

Em relação aos fornecedores, se houver poucos, e se eles forem difíceis de substituir, aumentará a capacidade de eles pressionarem sua empresa com preços mais altos e negócios menos favoráveis​​.

5 – Poder de negociação dos clientes

O poder dos clientes é determinado por sua capacidade de comprar dos seus concorrentes. Isso depende, entre outras coisas, do número de concorrentes, do nível de sensibilidade de preços, da disponibilidade geográfica e dos custos de mudança para o cliente.

Saiba mais: Como usar a análise SWOT no planejamento estratégico

Exemplos das Forças de Porter para o planejamento estratégico

Como exemplo prático das 5 Força de Porter no planejamento estratégico, vamos usar as academias de ginástica como exemplo. 

Quando olhamos para o poder dos fornecedores, estamos nos referindo principalmente aos fornecedores de equipamentos de ginástica e aos proprietários das instalações onde as academias estão localizadas. Como os aluguéis geralmente são de longo prazo, eles representam uma grande parte dos custos de uma academia. 

O poder dos clientes é mostrado pelas alternativas apresentadas a eles. De fato, eles procuram sempre a melhor relação custo/benefício. Assim, a competição entre as academias aumentará ainda mais.

Os novos concorrentes: Atualmente tem crescido a oferta de treinamentos físicos online. Assim, os clientes podem passar do treino em academias para os treinos em casa. Além disso, podem descobrir outros desportos ou se exercitarem por conta própria sem aparelhos em parques públicos.

Como as Forças de Porter afetam o crescimento dos negócios

A originalidade das 5 forças de Porter está no fato de que a noção de concorrência é ampliada para incluir qualquer ator econômico que possa reduzir a capacidade das empresas de gerar lucros.

Se utilizado com prudência, essa metodologia permite evitar erros e direcionar os fatores-chave de sucesso para orientar as decisões estratégicas, bem como a política de investimento de forma a manter uma vantagem competitiva com impacto no crescimento do negócio, uma vez que:

Permitem avaliar a atratividade do setor: ao analisar o mercado e a rivalidade de seus concorrentes, é possível avaliar o quanto pode ser atrativo investir naquela área.

Análise das tendências: conhecer o poder que seus clientes têm permite que você adapte suas estratégias para atender às necessidades da sua empresa, de acordo com a tendência do mercado.

Antecipe as mudanças da competição: Conhecer seus concorrentes permite antecipar suas estratégias. Isso porque oferece uma visão ampla do mercado que o ajuda a atualizar as estratégias que você pontuou.  

Encontre o melhor posicionamento no mercado: Quando você consegue antecipar as mudanças da concorrência e encontrar os produtos e serviços que satisfazem seus clientes, você se posiciona de forma sólida no mercado.

Conclusão

Por fim, as 5 forças de Porter é uma ferramenta eficaz para o planejamento estratégico de sua empresa. Cada um desses pontos fortes impacta na lucratividade de seu negócio. Por isso, uma análise aprofundada e a devida priorização desses elementos permitirão antecipar a evolução do mercado.

Veja também: Planejamento Estratégico: 3 ferramentas que você deve usar

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