Sempre que você precisar criar ou ajustar seu planejamento estratégico para dar novos rumos a sua empresa, há cinco perguntas, em ordem, que você deve responder corretamente. Saiba que as suas decisões são determinadas a partir das informações importantes que você tem em mãos.
O planejamento estratégico ajuda a empresa a se preparar para o futuro definindo uma direção a seguir. Além disso, ele permite que a empresa aloque recursos de forma eficaz e maximize seus resultados, garantindo a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
É um processo de gestão que envolve a definição dos objetivos, bem como das estratégias e ações necessárias para alcançá-los.
Exemplos de perguntas que devem ser feitas para a criação do planejamento estratégico:
1 – Onde você está agora? Qual é a sua situação atual?
Se sua empresa estava com problemas e você contratou uma empresa de consultoria externa para ajudar, a primeira coisa que os consultores fariam seria determinar seus níveis exatos de vendas em cada área de produto/serviço.
Além disso, a lucratividade relativa de cada um de seus produtos e serviços, as tendências em cada área, a quantidade de dinheiro que você tem e terá no futuro e sua posição em relação à concorrência. Todas essas são informações que você pode e deve gerar para si mesmo.
2 – Como você chegou onde está hoje? Quais foram os fatores e decisões que levaram à sua situação atual?
Seja seu próprio consultor de gestão. Esteja preparado para enfrentar a verdade sobre como você chegou onde está hoje. Não ignore os fatos, principalmente quando tiver problemas com vendas e lucratividade. Portanto, os gestores devem estar dispostos a encarar o mercado como ele é, e não como gostariam que fosse.
Você não pode resolver um problema ou uma situação difícil, a menos que tenha a coragem de enfrentar os fatos atuais, sejam eles quais forem. Reavalie todas as suas atividades de negócios. Tudo o que você está fazendo é necessário para conquistar e manter clientes?
Que economia você poderia gerar fazendo parceria com outras empresas? Quais atividades você terceirizaria sem reduzir a qualidade do serviço e do atendimento aos seus clientes?
3 – Para onde você quer ir a partir daqui? O que você quer alcançar?
Descreva claramente o resultado ideal desejado para o seu negócio. Projete cinco anos à frente e imagine que seu negócio foi perfeito.
Quanto mais clareza você tiver sobre onde deseja estar em um momento específico no futuro, mais fácil será para você criar um grande plano de negócios, que lhe permitirá ir de onde você está hoje para onde você querer chegar amanhã. Seja específico sobre seus objetivos futuros e o resultado desejado. Por exemplo:
– Quanto produto você estaria vendendo daqui a cinco anos?
– Quanto você estaria ganhando (bruto e líquido) e como isso se compara com seus concorrentes?
– Quantas pessoas estariam trabalhando em seu negócio?
– Quem seriam seus clientes e onde eles estariam localizados?
Como você sai de onde está hoje para onde deseja estar no futuro? Quais são as etapas que você terá que seguir para criar seu futuro negócio ideal? Faça uma lista. Anote cada coisa que você possa imaginar que teria que fazer para atingir seus objetivos no futuro.
4 – Que obstáculos você terá que superar?
Às vezes, apenas identificar e remover um bloqueio ou obstáculo crítico pode transformar sua empresa em uma empresa mais lucrativa. Quais problemas você terá que resolver?
De todos os problemas ou obstáculos entre você e os resultados futuros desejados, quais são os maiores ou os mais importantes? O que está te impedindo de crescer e expandir seus negócios? Quais são as restrições críticas ou fatores limitantes para o crescimento?
5 – Que conhecimentos, habilidades ou recursos adicionais serão necessários para atingir seus objetivos estratégicos?
De quais competências ou capacidades adicionais você precisará se quiser liderar seu campo nos próximos anos?
Todo negócio começa e cresce em torno de um conjunto de competências essenciais, mas quase sempre há competências essenciais adicionais que você precisará adquirir ou desenvolver ao longo do tempo.
Então, explore em quais novas áreas você pode se destacar. Acima de tudo, pergunte-se o que você pode fazer, a partir de hoje, para começar a alcançar essas habilidades para melhorar seu negócio no futuro.
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